Quem nós somos
O grupo NUTRIS – Núcleo de Trabalho e Integração Social, percebendo a necessidade de ampliar o trabalho realizado pelo CEI - Centro de Educação Infantil Lucinda Alvarez de Oliveira Leite, criou o NAC – Núcleo de Arte e Cultura Desembargador Márcio Sollero, uma segunda unidade de atendimento.
Fundado em 2005, no conjunto Mariano de Abreu, na região Leste da capital, o NAC surgiu para dar continuidade ao serviço prestado pelo CEI, que atende crianças de 0 a 6 anos na mesma comunidade.
Ao completarem 6 anos, as crianças do CEI seguiam para escolas de ensino fundamental, ficando sem acompanhamento. Devido ao fato de a maioria vir de famílias carentes, elas frequentemente ficavam desamparadas. Essa mesma situação era observada entre os adolescentes da região.
A nova unidade NAC surgiu da necessidade de oferecer à comunidade um espaço que não apenas ampare essas crianças, mas também apoie o desenvolvimento dos jovens, ajudando-os a alcançar seu potencial máximo. Com esse propósito, buscamos complementar as ações da escola, oferecendo um ambiente propício para o aprendizado, socialização e desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida dos estudantes. Nosso objetivo é melhorar o desempenho escolar e garantir seus direitos, contribuindo assim para o futuro desenvolvimento da comunidade.
Quando é oferecido um ambiente acolhedor e que estimule a criatividade, os estudantes são incentivados a observar, imaginar e compreender todas as informações disponíveis. Esse ambiente socioeducativo proporciona aos jovens um referencial para a vida em sociedade.
Além de um espaço físico seguro e adequado, é fundamental que os jovens se sintam valorizados no ambiente socioeducativo. No NAC, eles são acolhidos e apoiados por educadores, colegas e toda a equipe. Essas ações estimulam o protagonismo, tornando-os mais propensos a se engajar no processo de aprendizagem e fortalecendo seu senso de pertencimento à comunidade escolar.
Oferecemos atendimento educacional a 200 estudantes de 6 a 16 anos em horário complementar ao das aulas, na modalidade de Educação Integral, preferencialmente matriculados e frequentes nas escolas públicas da rede municipal de ensino e de acordo com as vagas disponíveis.
Filosofia
Missão
Garantir o direito à educação integral a crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, oferecendo práticas pedagógicas que respeitem e atendam às diferenças, sejam elas culturais, étnicas, religiosas ou de gênero, promovendo seu potencial por meio de ações educativas voltadas à formação de cidadãos responsáveis, cientes de seus deveres e direitos.
Proporcionar um aprendizado mais significativo, que permita ao aluno alcançar melhores resultados escolares e índices de progresso acadêmico, além de favorecer o brincar como ferramenta para a construção do conhecimento e a promoção da aprendizagem.
Oferecer um ambiente onde as informações sejam transmitidas de forma organizada, visando o pleno desenvolvimento do aluno, a formação de valores cívicos, a evolução pessoal e ética, bem como a autonomia intelectual e o pensamento crítico e reflexivo sobre suas próprias experiências, ações e emoções.
Possibilitar às crianças e adolescentes do Conjunto Mariano de Abreu o exercício da cidadania, ampliando o processo de conscientização e fortalecimento comunitário, promovendo a construção de valores éticos e sociais, criando oportunidades de integração com a tecnologia, oferecendo espaços de discussão coletiva e vivências artísticas e culturais, além de assegurar o cumprimento de seus direitos.
Valores
Acreditamos no cumprimento de nossa função social ao promover uma educação fundamentada em valores morais, religiosos, familiares e culturais, sustentada pela ética e pelo respeito, em parceria com as famílias e a comunidade. Dessa forma, buscamos formar cidadãos participativos em todos os campos: social, político, cultural e artístico.
Atuamos de forma harmônica na comunidade, por meio de uma equipe de profissionais qualificados, apoiada pelos equipamentos sociais disponíveis no território, com a certeza de estarmos oferecendo às crianças e adolescentes um ambiente propício ao seu pleno desenvolvimento.
Trabalhamos com empenho e dedicação, acreditando que a educação continua sendo o único meio de melhorar a vida de todos e construir um futuro promissor.
Cremos que, ao nos dedicarmos com amor e total entrega, o aprendizado dos jovens é fortalecido pelo afeto, permitindo que cada um se sinta acolhido, valorizado e motivado, facilitando a compreensão de novos conceitos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para seu crescimento pessoal e acadêmico.
O que nós buscamos
Promover a interação social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como oportunizar às crianças e adolescentes a circulação e a integração ao ambiente urbano.
Promover a formação de educadores, lideranças comunitárias e famílias na perspectiva da organização de multiplicadores de intervenção social e do protagonismo juvenil.
Promover a participação efetiva dos jovens, famílias, escola e comunidade nos processos de planejamento, execução e avaliação do trabalho.
Contribuir para o processo de constituição identitária e de socialização das crianças e adolescentes, com vistas à sua formação integral humana.
Promover a formação continuada e em serviço para todos os envolvidos no processo socioeducativo.
Promover ações para o desenvolvimento de relações interpessoais respeitosas e éticas, voltadas para questões que contemplem as diferenças.
Promover espaços de formação para que os jovens e seus familiares discutam protagonismo juvenil, cidadania, inclusão social e inserção no mercado de trabalho.
Promover ações para que as famílias se conscientizem e exerçam seus direitos e deveres, sendo cidadãos participativos e pais atuantes.
Estabelecer articulações institucionais possibilitando um atendimento socioeducativo em rede.
Contribuir para a garantia do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes no Conjunto Mariano de Abreu.
O que nós fazemos
Desembargador Marcio Sollero
(Socioeducativo)Nosso trabalho busca promover o desenvolvimento da criança e do adolescente, oferecendo atividades pedagógicas, lúdicas, esportivas, culturais, musicais e artísticas, com o objetivo de estimular o aprendizado e potencializar suas habilidades criativas.
Por meio de um espaço socioeducativo de convivência, desenvolvemos ações e encontros voltados para ética e cidadania, envolvendo a participação da família e da comunidade, refletindo sobre temas que atendam às necessidades da escola, das crianças, dos adolescentes e da sociedade em geral.
Valorizamos e fortalecemos a articulação entre os diversos membros e equipamentos da comunidade, como a família, a escola, o posto de saúde e outras instituições.
Procuramos incentivar o papel da família na comunidade para prevenir situações de risco pessoal, através de ações culturais, atividades de atendimento social e mobilização da rede local.
De modo especial, buscamos desenvolver um processo de formação com os jovens da comunidade, oferecendo oportunidades de aprimoramento de suas competências pessoais, visando à reflexão e problematização de temas ligados ao contexto sociocultural no qual estão inseridos, estimulando um olhar crítico sobre a condição juvenil e preparando-os para sua inserção no mercado de trabalho.
Elaboramos uma proposta com ações de extensão que sejam efetivas e atendam às necessidades dos jovens, alinhadas à sua formação e priorizando questões de relevância social. Essas ações serão desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços, com o objetivo de criar oportunidades que complementem a formação acadêmica desses jovens e promovam seu engajamento em questões relevantes para a comunidade em geral.
Promovemos a indicação de adolescentes para instituições parceiras que desenvolvem o “Programa de Aprendizagem”.
Nossa Rotina
O NAC segue uma rotina planejada anualmente, que é ajustada sempre que necessário, objetivando em primeiro lugar o bem-estar da criança e do adolescente e o bom desempenho das atividades, em conformidade com seus direitos e as normas da LDB/95-96, seguindo orientações da Secretaria Municipal de Educação com um programa pedagógico específico para cada faixa etária.
Essa rotina, elaborada por educadores, coordenadores e direção, com sugestões dos alunos a partir de observações em sala de aula, é cuidadosamente planejada para atender às necessidades dos jovens em todos os níveis, otimizando o uso dos espaços e das atividades oferecidas, promovendo a interação entre colegas de diferentes idades e favorecendo seu desenvolvimento sociocultural.
Algumas atividades seguem um cronograma de dias e horários, garantindo que as turmas se beneficiem. Essas atividades dependem da disponibilidade de pessoal (educadores e voluntários) para serem realizadas, especialmente em espaços que requerem acompanhamento, como passeios ao ar livre e visitas a locais públicos e privados.
Diariamente, oferecemos de duas a três oficinas de diferentes expressões artísticas, além de reforço escolar e auxílio nas tarefas de casa. As turmas são organizadas conforme a faixa etária.
As atividades ocorrem no contra turno escolar, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: turno da manhã, das 8:00 às 11:00, e turno da tarde, das 13:00 às 16:00.
Turno da Manhã
- 08:00 - Entrada;
- 08:00 às 08:20 - Café da manhã;
- 08:30 às 10:45 - Oficinas;
- 10:45 - Almoço;
- 11:00 - Saída.
Turno da Tarde
- 13:00 - Entrada;
- 13:00 às 13:20 - Café da manhã;
- 13:20 às 15:30 - Oficinas;
- 15:30 - Lanche;
- 16:00 - Saída.
Incluir é integrar, acolher o outro, sem exceção, com todas as limitações, diferenças e particularidades, reconhecendo que cada indivíduo é único.
Assumimos o desafio de desenvolver uma pedagogia centrada na criança e no adolescente, capaz de educar a todos sem discriminação e respeitando suas diferenças.
Proposta Pedagógica
O Projeto Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição. Por meio dele, a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho colaborativo, assumindo responsabilidades individuais e coletivas para atingir os objetivos definidos.
A proposta pedagógica tem como princípios a introdução em espaços educativos, possibilitando a exploração, o conhecimento, a apropriação e a intervenção ativa por parte dos estudantes. Ela visa permitir que os jovens construam novos referenciais de participação social, estabeleçam relações pessoais significativas e desenvolvam um senso de pertencimento.
Ao proporcionar experiências que envolvem a interação com espaços públicos e ambientes sociais diversos, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes linguagens.
Procuramos desenvolver um trabalho pedagógico que atenda às necessidades do universo infantil e juvenil. Essa abordagem visa desenvolver habilidades múltiplas e proporcionar experiências que resultem em um aprendizado significativo, alinhado com a realidade de cada estudante.
Além disso, busca estimular o protagonismo juvenil, encorajando os jovens a assumirem um papel ativo e participativo em seu próprio processo educacional.
Prática Pedagógica
A maior parte das crianças e adolescentes atendidos pelo NAC provém de famílias em situação de fragilidade social e econômica. Nesse contexto, essas famílias dependem da instituição não apenas para garantir um complemento de qualidade à educação de seus filhos, mas também para oferecer supervisão e proteção durante os horários em que estão no trabalho ou em atividades similares, assegurando assim os direitos de seus filhos e evitando que fiquem em situação de risco iminente.
Além disso, eles participam de atividades lúdicas e pedagógicas fora do turno escolar, nas oficinas de aprendizagem, contando com acompanhamento psicológico e social adaptado à idade de cada um, visando oferecer um suporte integral para o seu desenvolvimento em meio às dificuldades.
Todas as atividades desenvolvidas têm como base os princípios do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando prepará-los para a vida e buscando integrá-los na sociedade. Dessa forma, busca-se capacitá-los a exercer seus direitos e deveres como cidadãos, assumindo o papel principal em sua própria história.
Educadores
A função do educador social é desempenhar um papel de acolhimento, diálogo e orientação no processo de socialização de crianças e adolescentes. Nossos educadores têm a capacidade de realizar diversas ações com o objetivo de promover o desenvolvimento social, tais como atividades recreativas, esportivas, culturais e educativas.
Contamos com uma estrutura de apoio composta por profissionais capacitados que buscam promover o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Reuniões Realizadas
Não nos limitamos apenas ao trabalho com as crianças e adolescentes, mas também mantemos um acompanhamento com os pais por meio de reuniões periódicas para discutir comportamentos e outras atividades.
O objetivo dessas reuniões é aproximar os pais de seus filhos e conscientizá-los sobre a responsabilidade que lhes cabe, considerando a família, seja qual for a sua configuração, como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos.
Importância do Projeto Social para a Comunidade
Os projetos sociais desempenham um papel fundamental na construção da cidadania, oferecendo oportunidades a crianças e jovens promissores. Eles garantem direitos como brincar, se divertir, participar de atividades esportivas e pedagógicas, receber orientações sobre alimentação saudável, sociabilizar-se, criar amizades e vislumbrar um futuro melhor.
Ao construir parcerias com a comunidade, demonstramos o êxito de projetos socioeducacionais voltados ao desenvolvimento da cidadania e à formação da identidade do estudante.
Parceria com a Família
A participação ativa da família na vida do estudante tem impactos positivos; além de melhorar o desempenho acadêmico, oferece proteção, ajudando a prevenir ou atenuar comportamentos de risco que possam representar desafios ou ameaças ao seu desenvolvimento.
A união entre a família e o ambiente de ensino é essencial para nós, fortalecendo o desenvolvimento integral dos jovens e promovendo uma troca contínua de valores e apoio, o que contribui para uma trajetória educativa mais rica e positiva.
Turno da Manhã
No NAC, as manhãs são repletas de atividades dinâmicas direcionadas aos jovens que frequentam o contraturno escolar. Durante esse período, nossas portas estão abertas para que os estudantes se sintam acolhidos e possam ampliar seu conhecimento por meio de atividades extracurriculares.
Às 8:00, iniciamos as atividades, e o ambiente já está repleto de energia e entusiasmo. Para começar, das 8:00 às 8:20, todos se reúnem à mesa para um delicioso café da manhã, um momento perfeito para compartilhar risadas e se preparar para o dia que se inicia.
Logo em seguida, damos início à primeira oficina do dia, em um espaço dedicado ao aprendizado e à descoberta, onde os jovens podem explorar diferentes áreas de interesse e desenvolver suas habilidades. A segunda oficina começa às 9:40, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e crescimento.
Não podemos esquecer do intervalo para o almoço, que acontece pontualmente às 10:45, proporcionando aos jovens uma pausa para recarregar as energias e desfrutar de uma refeição equilibrada, nutritiva e saudável.
Por fim, às 11:00, encerramos as atividades da manhã, e os jovens se preparam para seguir seus caminhos, levando consigo novos conhecimentos, amizades e experiências enriquecedoras.
Turno da Tarde
À tarde, nossas portas continuam abertas para receber os jovens que estudam pela manhã, garantindo a esses estudantes atividades complementares após o horário regular de aula, com o objetivo de reforçar seu aprendizado e promover seu desenvolvimento e bem-estar.
Às 13:00, iniciamos as atividades, e os jovens se reúnem para uma nova jornada de aprendizado e diversão. Logo em seguida, das 13:00 às 13:20, a turma desfruta de um almoço saboroso e nutritivo, proporcionando a energia necessária para as atividades que estão por vir.
Após o almoço, damos início à primeira oficina da tarde, onde, com nossa ajuda, os jovens seguem aprendendo, desenvolvendo suas habilidades e criatividade, enquanto exploram diferentes áreas de interesse. A segunda oficina começa às 14:30, oferecendo novas oportunidades para expandir horizontes e alcançar seu potencial máximo.
Às 15:30, fazemos uma pausa para o lanche, reservando um tempo para descanso, onde ocorrem momentos de descontração e socialização entre os jovens, que compartilham suas experiências e expectativas futuras.
Com os laços de amizade fortalecidos e as baterias recarregadas, às 16:00 é o momento de encerrar as atividades da tarde, onde os jovens se preparam para retornar às suas rotinas, ansiosos e prontos para um novo dia de aprendizado.
Aprendizado, diversão e crescimento
Todas as nossas atividades são planejadas para promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando a aprendizagem e potencializando suas habilidades de forma lúdica e envolvente.
Diariamente, oferecemos oficinas de diversas expressões artísticas e educacionais, proporcionando aos estudantes oportunidades de aprendizado e crescimento em diferentes áreas, promovendo tanto a expressão criativa quanto o progresso educacional.
Em alguns dias da semana, disponibilizamos suporte adicional aos estudos, com acompanhamento nas tarefas escolares e ajuda em elementos específicos, especialmente durante as semanas de prova.
O esporte também faz parte da nossa programação. Reservamos alguns dias para atividades físicas, que incluem modalidades esportivas e até a prática de artes marciais. Afinal, uma mente saudável depende de um corpo saudável.
Além das oficinas, ocasionalmente organizamos passeios ao ar livre e visitas a espaços públicos e privados, proporcionando aos jovens experiências enriquecedoras e oportunidades únicas de aprendizado fora do ambiente escolar tradicional. É uma verdadeira jornada de descobertas e crescimento, onde cada jovem é incentivado a explorar seu potencial e alcançar o sucesso em todas as áreas de sua vida.
Nosso espaço de convivência é o cenário perfeito para essas atividades, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante. Aqui, os jovens podem se expressar livremente e interagir com outros de diferentes faixas etárias e origens culturais, enriquecendo suas relações pessoais e vivências socioculturais.
Cultivando bons Hábitos
Oferecemos um cardápio especialmente elaborado por nutricionistas da SUSAN, levando em consideração as necessidades nutricionais específicas de cada faixa etária e o período de permanência dos estudantes na unidade. Uma supervisora designada orienta e monitora a preparação dos alimentos, realizando visitas periódicas à nossa cozinha, onde as refeições são cuidadosamente preparadas.
A SUSAN é o órgão responsável por fornecer quase a maioria dos alimentos que recebemos.
Alimentação Saudável
Nosso compromisso com o bem-estar dos jovens vai além do ambiente educativo. Reconhecemos a importância de uma alimentação saudável e balanceada para o seu desenvolvimento físico e cognitivo. Por isso, fornecemos três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche, sempre garantindo que cada refeição seja nutritiva e preparada com ingredientes frescos e de qualidade.
Os momentos reservados às refeições proporcionam diversas oportunidades de aprendizado, que incentivamos ativamente: a interação entre os jovens, o conhecimento e a exploração dos alimentos, o uso correto dos talheres, a atenção à mastigação, a prática de organização, preparação e limpeza do ambiente, além da colaboração com os colegas.
A alimentação é desenvolvida com muito cuidado, seguindo rigorosas normas de higiene e preparo. Servimos alimentos da estação, frutas e verduras frescas, temperos naturais e fazemos o mínimo uso de açúcar, sempre priorizando isso tudo no nosso cardápio. Nosso objetivo é ajudar a cultivar hábitos alimentares saudáveis que as crianças levarão para a vida toda.
Nos casos de crianças com necessidades alimentares especiais (como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, entre outras), os cardápios são adaptados conforme diagnóstico, sob orientação do supervisor de alimentação.
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