Métodos abordados

Nossa intenção é diversificar e enriquecer a proposta pedagógica, buscando incorporar uma variedade de métodos e abordagens no processo educacional. Cada método traz lições valiosas que podem ser integradas à prática educativa, proporcionando uma experiência mais completa e enriquecedora para os alunos.

Os três eixos complementares

A abordagem adotada se apoia em três eixos que se complementam mutuamente: cuidar, brincar e educar.

Cuidar e educar são elementos essenciais e significativos e devem caminhar juntos, permitindo que as atividades planejadas contribuam para o crescimento e desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança de forma abrangente.

O cuidar, deve focar nas necessidades da criança, que pode transmitir a qualidade daquilo que está sendo passada a ela.

O educar é proporcionar à criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades.

O brincar é valorizado como o espaço do lúdico e do representativo no cotidiano da escola, uma vez que a criança por meio do ato de brincar, não apenas se diverte, mas também aprende e compreende o mundo ao seu redor.

O ato de brincar é uma forma significativa de explorar e interagir com o ambiente, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Brincando, ela pode reproduzir, representar e reinterpretar o que observa, criando novas situações e inventando novos significados.

É necessário que as crianças tenham um brincar de qualidade, em ambientes adequados e que tenham materiais que despertem seu interesse, estimulando a criatividade.

Atividades que envolvem diversão tornam o ambiente mais atraente e motivador para a exploração e o aprendizado, permitindo que as crianças experimentem, descubram e assimilem novos conhecimentos de maneira agradável e envolvente.

A brincadeira permite que o professor avalie a situação social da criança. Os comportamentos que ela expressa enquanto brinca, diz muito sobre seus sentimentos, pensamentos e a situação em que está inserida.

Os envolvidos no processo educacional, em especial os professores, devem incentivar e facilitar a aprendizagem de seus alunos, utilizando o cuidar, brincar e educar como meios essenciais e inseparáveis na prática pedagógica que aborda a educação infantil.

Os quatro pilares da educação infantil

Também nos orientamos pelos quatro pilares que regem a educação deste século: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Dessa forma, a aprendizagem é completa, incluindo conteúdos curriculares, práticas de respeito, ética e moral, além da capacidade de reflexão sobre o mundo ao redor, preparando o aluno para tomar qualquer decisão em sua vida social e profissional.

Aprender a conhecer significa buscar o conhecimento de forma crítica e reflexiva, capacitando o aluno a compreender e interagir com o mundo ao seu redor.

Aprender a fazer refere-se à aplicação prática do conhecimento em situações reais, desenvolvendo habilidades manuais e técnicas para a solução de problemas e desafios.

Aprender a conviver está relacionado à capacidade das pessoas de trabalhar em equipe, respeitando as diferenças individuais e culturais.

Aprender a ser está ligado ao desenvolvimento pessoal, emocional e ético, preparando o aluno para ser um cidadão consciente e responsável.

A aprendizagem ocorre em um processo amplo e complexo, no qual a criança participa de experiências que lhe são significativas. Nesse contexto, a construção do conhecimento está relacionada às atividades e situações vivenciadas por ela.